O futuro da Natureza em Estarreja

Estarreja Pilot
Foto representativa de um percurso BioRia, em Estarreja, Portugal
Fotografia de uma paisagem típica da região, com habitats característicos da Ria de Aveiro. Fonte: BioRia/Município de Estarreja

O Município de Estarreja é uma das 19 entidades parceiras do TRANS-lighthouses, um projeto europeu focado nas Soluções baseadas na Natureza, com coordenação do Centro de Estudos Sociais de Coimbra. Estarreja participa com um caso piloto, centrado na conservação do património natural do concelho, conhecido pela sua biodiversidade, e que lhe confere já o estatuto de referência regional a nível de Turismo de Natureza. O território estarrejense é detentor de uma paisagem diversa, que harmoniza ecossistemas naturais de elevado valor ecológico com diferentes atividades humanas, um equilíbrio que se reflete nos costumes e tradições locais.


A paisagem de Estarreja caracteriza-se por um mosaico de habitats naturais, áreas residenciais, agrícolas e industriais. A gestão deste território é, portanto, multidimensional, e depende do equilíbrio entre diferentes perspectivas e interesses.
Com uma visão abrangente, pretendemos promover o diálogo e a participação da comunidade estarrejense, sentando à mesa quem vive, estuda e trabalha no território.

O objetivo principal do caso piloto de Estarreja passa por preservar e potenciar o património natural do concelho, através da cocriação de uma estratégia de gestão do território que permita valorizá-lo e torná-lo ainda mais atrativo. Mas nada disto é possível sem o envolvimento e participação da população. Por isso fique atento, em breve vamos querer ouvir a sua voz, e conhecer a visão que tem acerca da Natureza em Estarreja!

Do you like the topic? Share it!