Natureza, arquitetura e vida urbana – o arboreto de Arco

Estarreja Pilot

Que melhor forma de compreender as Soluções baseadas na Natureza que visitar um exemplo prático?

Foi isso que levou a equipa de Estarreja até Arco, uma simpática cidade alpina no norte de Itália. O dia começou cedo, em Trento, de onde partimos numa deslumbrante viagem de autocarro, com vistas inesquecíveis de montanhas imponentes e rios com água azul-gelo. À chegada de Arco, avistámos o castelo situado no monte homónimo, uma paisagem emblemática que nos trouxe inspiração para o dia. A caminhada até ao arboreto foi sempre a subir, por viccoli (ruelas) acolhedoras, com paragens refrescantes nas fontes de água.

Na entrada do arboreto fomos muito bem recebidos pela Arquiteta Lara Zoccatelli, pela Engenheira Barbara Contessi, e pelo Vice-Presidente de Arco Roberto Zampiccoli. Com a apresentação de Lara ficámos a conhecer mais sobre a história do antigo parque arquiducal, casa de árvores centenárias que sobreviverem às duas grandes guerras. De olhos postos nos planos de projeto do parque, aprendemos sobre o restauro já efetuado no local, que lhe trouxe acessibilidade e funcionalidade. As novas infraestruturas criadas são poucas, e estão tão bem integradas no espaço verde que parece que sempre fizeram parte dele, o que conferiu ao projeto o lugar de finalista do prémio de arquitetura “Construire il Trentino” (2024).

Com Lara, Barbara e Roberto, ficámos a conhecer também os desafios (passados e futuros), como os encaram, e quais as soluções encontradas. A forma de comunicar para diferentes públicos-alvo, e o conciliar de diferentes pontos de vista, são os principais tópicos que se relacionam com o caso-piloto de Estarreja. Como inspiração ficaram as propostas culturais desenvolvidas na Natureza, que interligam a vida urbana com o usufruto dos espaços naturais, e que potenciam a ligação entre a população e os valores naturais locais.

Apesar de não visitarmos todo o espaço devido às intervenções de restauro em curso, saímos com vontade de regressar e conhecer os passos futuros do projeto.

Antes de voltar a Trento fizemos ainda um desvio para um almoço na margem do Rio Sarca, seguido de um gelato, uma deliciosa forma de terminar esta interessante e enriquecedora experiência!

Do you like the topic? Share it!