Educação e Natureza em destaque: Barcelos recebe encontro do TRANS-lighthouses

Um palco internacional em Barcelos

Entre os dias 19 e 22 de maio de 2025, Barcelos recebeu um dos encontros do Consórcio Internacional TRANS-lighthouses. Depois de dois dias de atividades em Estarreja, os parceiros do Consórcio seguiram para Barcelos. Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação ao Consórcio, pelos próprios alunos, das propostas vencedoras do processo participativo desenvolvido, que, com entusiasmo e sentido de responsabilidade, deram voz às suas ideias e visões para os recreios escolares das suas escolas. A visita ao estudo de caso do projeto piloto, o Arboreto da Escola Secundária de Barcelos – um exemplo inspirador de boas práticas e de integração da natureza no quotidiano educativo – completou este encontro.

Arboreto da Escola Secundária de Barcelos
Apresentação dos projetos vencedores, pelos alunos das escolas piloto

Durante a sua estadia, os membros do Consórcio participaram em vários workshops centrados nas Soluções Baseadas na Natureza e na Participação. A abertura oficial do programa esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, contando ainda com a presença da Vereadora da Educação, Mariana Carvalho, nos momentos dedicados às questões políticas.

Sessão de abertura pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes

Da inspiração à replicação: nasce o projeto Escola Natureza

Com base no potencial transformador do projeto piloto Recreio é Natureza, o Município de Barcelos encontra-se a desenvolver o projeto Escolas Natureza. Esta nova iniciativa visa alargar a transformação dos espaços exteriores escolares a outras escolas do concelho, promovendo recreios mais naturais, sustentáveis e desafiadores, através de metodologias participativas e interligação com outras iniciativas municipais como o Recreia-Te, focado na dinamização de jogos para o 2.º ciclo e em incentivar a exploração de alternativas para ocupação do tempo de ócio, e o EducaCÃO, que integra um cão na escola com o intuito de contribuir para o bem-estar emocional dos alunos incentivando valores como empatia, responsabilidade e socialização.

A rede Escolas Natureza pretende consolidar uma rede de colaboração e partilha de boas práticas que reforce a ligação das crianças à natureza e o seu bem-estar físico e emocional.

Do you like the topic? Share it!